EXERCICIOS

Bill Batera 


GROOVE EM SEMICOLCHEIA ACENTUADO







Ivan Lopes 

APLICAR COM LEVADAS  NA CAIXA E TAMBORES


obs:  ESTUDAR COM METRÔNOMO !





Formação de Groove - Blog do Baterista
Olá pessoal , tudo bem?

   Bom , nesse meu primeiro artigo irei abordar um tema muito simples e de muita utilidade e criatividade , se chama “ Formação de groove “ . Basicamente você pega um grupo de quatro tempos com 16 semicolcheias(4 por tempo) com suas respectivas acentuações!


Agora você irá  começar a montar o seu groove! Faça das acentuações o seu padrão de condução.
Aí vai uma sugestão de um padrão de bumbo e caixa para você encaixar junto a Condução.
Pronto, agora junte tudo e o seu groove está formado!
Por:Igor Botelho


Double Stroke Roll

Este rudimento (chamado também de Papa Mama ou Rulo de Toque Duplo), é de extrema importância para todo baterista. Ele desenvolve a coordenação e a força dos pulsos e dedos.
Para obter um Double Stroke Roll com qualidade, é importante desenvolver um toque duplo com movimentos relaxados.
Exercícios
É interessante praticar esse exercício numa superfície que não provoque o rebote da baqueta, como uma lista de telefones. Isso vai requerer um relaxamento do pulso e atenção aos movimentos. Primeiro pratique cada compasso como um exercício separado. Depois de dominá-los, pratique do começo ao fim sem parar.
Este exercício é similar ao anterior, só que desta vez usaremos 2 grupos de notas duplas (DDEE e EEDD). Mantenha um movimento relaxado e suave das mãos.


Por Marcelo Oliveira

Música Brasileira: Samba, Choro, Bossa-Nova, MPB, Música do Pará, Baião, Música Sertaneja, Maracatu, Frevo, Forró, Xaxado, Ciranda, Polca-Rock, Milonga, Chamamé, Xote, Vanerão, chamarrita, etc.

Muitos desses estilos citados acima você nunca deve ter ouvido falar, confesso que nem eu. Tive que recorrer a internet somente para conhecer alguns deles.

Na minha opinião todo estilo musical deve passar por uma espécie de modernização. Não que eu sou contra as raízes, mas estive reparando alguns bateristas como Márcio Bahia, Nenê, Lauro Lellis, Christiano Galvão e até mesmo João Barone e outros bateristas brasileiros, introduzindo uma modernidade dentro dos ritmos. Não que estejam mudando o estilo, mas sim dando um "colorido" especial às execuções.

Nós bateristas sabemos que existem várias formas de executar um estilo musical, por isso devemos pesquisa-los para que possamos fazer variações diante das possibilidades que uma música pode nos proporcionar.

Principalmente a Música Brasileira que é baseada e muito rica em harmonia. A nossa música permite-nos que sejamos, como bateristas, bem criativos. Como eu notei ao ver vídeos dicas com as participações dos bateristas citados acima.

Não sei se vocês irão concordar comigo, mas deve ser muito chato ouvir um Samba, por exemplo, que fica a música inteira sem variações rítmicas, enquanto os outros instrumentos estão usando e abusando na parte harmônica.

A bateria é um instrumento que permite sermos dinâmicos, versáteis, ter sensibilidade, criatividade e muita musicalidade, assim como qualquer outro instrumento. Portanto, nós como bateristas devemos ser livres para criar e expressarmos de uma maneira bem criativa, para que possamos contribuir verdadeiramente com a modernização da nossa música. Mas para isso, é preciso estudar, pesquisar bastante, ter a sensibilidade de acrescentar ou diminuir, se é possível ou não fazer uma polirritmia, ou seja, dar à música a verdadeira execução que ela merece ou nos possibilita.

No mercado da bateria atualmente temos diversos tipos de baquetas, vassourinhas, tipos de caixas, tambores e pratos com timbragens variadas, métodos como posso citar como exemplo, Creative Brazilian Drumming que o Christiano Galvão acaba de lançar e excelentes professores atuando em nosso país, além dos vídeos dos bateras que citei acima disponíveis na internet. Então, estamos com a “faca e o queijo” nas mãos.

Como falei acima, temos que estudar, pesquisar, ter criatividade, se inspirar em quem está contribuindo para modernização de nossa música e executar com muita sensibilidade e musicalidade.

Boas baquetadas...