O meio musical está cada vez mais ligado às referências da música eletrônica. Os bateristas, por sua vez,buscam assimilar estas tendências não apenas para novos timbres mas para aprender dinâmicas diferentes e aplicá-las de forma orgânica. Um ritmo bem interessante que pode ajudar bastante nos improvisos e variações de contratempo é o Drum and Bass. Resumo histórico: Drum and Bass (D&B, DnB, ou D´N´B) é um estilo surgido na Inglaterra na metade dos anos 90. O gênero possui batidas com grandes velocidades, perto dos 170 BPM, e variações rítmicas. Durante a sua evolução foi incorporado a outros elementos musicais como pop, reggae, techno, jazz e trance. Pode ser considerado elemento da cultura urbana e existe uma hipótese que o nome é derivado do Jungle, estilo musical surgido após a união do hardcore breakbeat e outras sonoridades da música jamaicana como ragga e dub. Muitos acreditavam que o termo era preconceituoso, assim, surge o Drum and Bass para dar um ar étnico mais correto ao estilo.
Dicas: Todo ritmo seja ele samba, rock, metal e pop tem seu groove principal. Para o DnB vamos usar como referência as dicas do baterista Gérson Lima Filho, seus vídeos da web, e as orientações de Mike Maeda. É importante saber que é preciso uma boa preparação motora para executar este ritmo. Por isso, é fundamental que os exercícios sejam feitos com o metrônomo em semínima a partir de 160 BPM. O andamento é fundamental para a técnica soar legal. Estude lentamente cada movimento e depois aumenta a velocidade de maneira gradativa. Preste muita atenção nos contratempos, principalmente, porque eles se sobrepõem o tempo inteiro. Ter precisão neles é fundamental para a execução ficar correta. Confira a partitura do groove básico.
Após treinar bastante é hora de aprendar algumas das técnicas mais usadas no drum and bass. As principais são Buzzes, Rulos de Cinco Toques e os Paradiddles.
Buzzes: Caracterizado por andamentos rápidos. Nele várias notas são executadas em um curto intervalo de tempo. A dinâmica provoca uma espécie de delay, atraso de som ou eco, somente com um toque.
Paradiddles: Favorece o andamento rápido do groove com o maior número de notas possíveis, principalmente, quando executadas com o chimbal. Muitas vezes é comum ser tocado em semicolcheia, o que aumenta o número de notas. Para desenvolver a velocidade é interessante estudar em 170 bpm e com andamentos maiores do que semicholcheia. Rulo de Cinco Toques: São ótimos para desenvolver rudimentos com compassos quebrados. Conhecidos no hip hop, ajudam a deixar o estilo mais orgânico e permitem criar vários tipos de grooves de acordo com a criatividade do músico. (Clique aqui para ver partituras dos 3 estilos)
Fonte: Site obaterista (Artigo e Partituras de Mike Maeda) e batera.com.br (Artigo de Gérson Lima Filho)
Senado aprova Seguro-desemprego para músicos,técnicos e artistas.
O projeto de lei da ex-senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que prevê a concessão de seguro-desemprego para artistas,músicos e Técnicos de espetáculos de diversão, foi aprovado nesta quarta-feira (21)pelo CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado.
Fonte: http://www.musicaetecnologia.com.br/noticias/?c=1740#.Tvr6OJEcJSw.facebook
Tony Royster Jr. - Energia Pura
Tony Royster Jr. - Energia Pura
Os vídeos a seguir são dois trechos do DVD "Pure Energy", de Tony Royster Jr, que acabei de legendar em português. Neles, Tony fala um pouco sobre sua rotina de estudo e mostra técnicas para aquisição de velocidade. Esse notável baterista americano (nascido na Alemanha) começou a tocar bateria aos 3 anos de idade, ensinado por seu pai, e aos onze anos foi apontado pela Modern Drummer como revelação do ano. Tony é conhecido por sua grande velocidade tanto nas mãos quanto nos pés. O DVD "Pure Energy" não foi lançado no Brasil e não possui versão oficial com legendas em português. Meu trabalho de legendagem vem tendo uma boa repercussão, e recebi a sugestão destes vídeos.Antes de abrir os vídeos, habilite as legendas e as anotações no ícone em forma de triângulo no canto inferior direito do vídeo.
Tony Royster Jr.- Pure Energy parte I
Tony Royster Jr.- Pure Energy parte 2
Propaganda Amanco
Amanco celebra 6 anos de sucesso da marca no Brasil e traz menino prodígio tocando bateria com tubos como forma de destacar trajetória de sucesso da marca no País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário